NOTÍCIAS

SIVA é o melhor importador Volkswagen

01 de Julho de 2010

 

Volkswagen AG escolheu a SIVA pela excelência na gestão da Marca nos últimos anos e, especialmente, em 2009

SIVA conquista esta distinção pela segunda vez

Azambuja, 1 de Julho de 2010 - A Volkswagen AG distinguiu a SIVA como o Importador do Ano da Volkswagen, em reconhecimento do extraordinário desempenho da empresa portuguesa no desenvolvimento da Marca ao longo dos últimos anos e, em particular, durante 2009. Alain Favey, Director de Exportação da Volkswagen AG deslocou-se anteontem à Azambuja para entregar o respectivo diploma aos responsáveis da SIVA.

Esclarecendo que o prémio Importador do Ano se destina a reconhecer a excelência no desenvolvimento e representação da Volkswagen nos 35 países europeus onde a Marca está presente, Alain Favey referiu “que a SIVA tem vindo a cumprir estes objectivos nos últimos anos e, especialmente em 2009, de uma forma absolutamente extraordinária, no meio de uma envolvente económica difícil e num contexto de mercado muito desfavorável”.

No seu discurso, Alain Favey salientou alguns dos factores que mais pesaram na avaliação da Volkswagen: “os esforços da equipa portuguesa que levaram a Marca a subir da quinta para a segunda posição do mercado, a bem sucedida estratégia de gestão e apoio à sustentabilidade da rede de Concessionários, a eficácia da comunicação patente por exemplo na conquista do Troféu Carro do Ano em Portugal pelo Volkswagen Polo e, sobretudo, a preocupação que a SIVA tem demonstrado com a satisfação dos clientes e os excelentes resultados obtidos nesta área, uma garantia do sucesso futuro da Marca em Portugal”.

Para Fernando Monteiro, Administrador da SIVA “esta distinção é o reconhecimento de uma sólida parceria de sucesso entre a Volkswagen e a SIVA, assente na confiança mútua e numa óptica de longo prazo”. Na cerimónia, frisou ainda que “em conjunto com a Volkswagen AG e com a rede de Concessionários, partilhamos uma Visão centrada em fazer de cada cliente um Cliente Feliz, com uma Organização sustentável e motivada e com a marca automóvel mais atractiva do mercado português, a Volkswagen”.
Motivação para enfrentar os ambiciosos desafios que se colocam no futuro próximo foi a forma como a equipa que gere a marca sentiu este prémio. José Duarte, Director Geral da Volkswagen na SIVA, destacou a dedicação da equipa que lidera e a sintonia que há muito se estabeleceu entre todos os que contribuem para o sucesso da Marca em Portugal: os representantes da Volkswagen AG que acompanham a actividade no mercado nacional, os Concessionários da Marca e as equipas das restantes áreas de suporte da SIVA.

A cerimónia de atribuição do diploma do Importador do Ano Volkswagen decorreu na sede da SIVA, na Azambuja, a 29 de Junho, na presença dos colaboradores da empresa e dos seus principais responsáveis, entre os quais se destacam João Pereira Coutinho, fundador, Presidente do Conselho de Administração e principal accionista da SIVA, Fernando Monteiro, Administrador Executivo e José Duarte, Director Geral da Volkswagen.

Esta é a segunda vez que a SIVA é alvo de um reconhecimento tão importante. Já em 1995, apenas oito anos após a sua fundação, a SIVA tinha sido nomeada Importador do Ano pela Volkswagen AG, que quis premiar o investimento da SIVA, nomeadamente em infra-estruturas e no desenvolvimento e aplicação de uma série de soluções inovadoras, que permitiram um incremento substancial da eficácia na gestão da Marca no nosso país.

Constituída em 1987, a SIVA – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA é a distribuidora das marcas do Grupo Volkswagen para o mercado português: Volkswagen, Audi, Bentley, Lamborghini, Škoda e Volkswagen Veículos Comerciais. Em 2009 a SIVA liderou os mercados de veículos de passageiros e de veículos ligeiros, com quotas de mercado de 14,6% e de 12,5% respectivamente. As vendas das cinco marcas comercializadas pela SIVA totalizaram 24.928 veículos, dos quais 23.466 foram automóveis de passageiros e 1.462 veículos comerciais ligeiros.
Na marca Volkswagen as vendas em 2009 totalizaram 13.727 veículos de passageiros, volume que correspondeu a uma quota de 8,5% no mercado de veículos de passageiros e à segunda posição no ranking das marcas mais vendidas em Portugal.